sábado, 12 de novembro de 2011

Pelo Montanto

15 de Outubro de 2011.
Este era o derradeiro passeio/treino antes do grande objectivo marcado para a semana seguinte.
Só a 3, escolhemos fazer as ciclo vias de Lisboa, com entrada no Monsanto pela passagem aérea de Benfica, com passagem pelo Estabelecimento Prisional, Ajuda, Belém, e regresso à Portela de Sacavém.

Após a longa subida...

Palácio Nacional da Ajuda

Nevoeiro sobre o Tejo

Até tivemos direito a furo

A caminho da "meta"

O percurso




Vira o disco e toca o mesmo

24 de Setembro de 2011.
Hoje, para variar, a volta foi igual à da semana passada. Ou quase. Na mesma com 4 atletas, mas apenas 3 eram os mesmos da semana anterior.
Percurso Portela-Belém, à laia de preparação para o que viria a seguir, a 22 de Outubro.





Abertura da época

17 de Setembro de 2011.
Após o período de férias de verão, foi declara aberta a época de voltar aos passeios de bicla.
Para começar com moderação, fizemos a tradicional volta Portela-Belém, com visita ao Champalimaud Center for the Unknown, em Belém, com direito às tradicionais fotos para mais tarde recordar.









sexta-feira, 20 de maio de 2011

1ª Edição Biking Aventura "Vencer o Cancro" Lisboa 15 de Maio de 2011


Foi a 15 de Maio que a trupe esteve representada (ainda que apenas com 2 companheiros) na 1ª Edição Biking Aventura "Vencer o Cancro" Lisboa.
Este passeio tinha ainda como finalidade, a promoção da utilização da bicicleta dentro da cidade de Lisboa.
O passeio começou na Praça do Comércio pelas 10h30m e contou com cerca de 650 participantes, o seu percurso foi Praça do Comercio, Rua da Prata, Rua da Betesga, Praça dos Restauradores, Praça Marquês de Pombal, Praça Duque de Saldanha, Avenida da República, Jardim do Campo Grande, e regressar novamente ao ponto de partida.
O trajecto com cerca de 12 km demorou a ser percorrido pouco mais de 1h, sem qualquer problema de maior (apenas algumas pequenas quedas foram registadas) numa manha quente mas com algum vento à mistura.

A pose do verdadeiro atleta
O aniversariante do dia
Os 2 representantes da trupe em "competição"

domingo, 8 de maio de 2011

2º Passeio BTT na Tapada de Mafra

O passeio de hoje foi uma estreia, na belíssima Tapada Nacional de Mafra. Começamos a concentração por volta das 8:00h, dando tempo para levantar o dorçal e observar as máquinas da Specialized que a Movefree dispunha para teste - queriam que levássemos umas para testar, mas não aceitámos. Eu não aceitei para não ficar desgostoso com a minha Bjorg, pensei no momento. No final, soubemos que um colega que levou uma para testar, não terminou o passeio, porque avariou. Fraquinhas.

Partimos para esta "aventura" eram 9:30h, com uma subida teimosa, longa e de média inclinação, que com os mais de 500 participantes aconselhava a algum cuidado.
Foi nesta subida que surgiu a primeira contrariedade: parti a corrente. O grupo que já não ia tudo junto (a molhada não permitia), ficou separado em 2; 4 seguiam mais á frente e continuaram, eu e mais 3 ficamos para trás a reparar a corrente. Saca do descrava, e valeu a observação da reparação de 2 correntes na volta do ISCPSI para conseguir arranjar a corrente. Quando arrancámos, éramos praticamente os últimos, mas como tinha menos um elo na corrente, a bicla estava muito mais leve, e conseguimos a pouco e pouco recuperar - ultrapassamos basicamente crianças e adultos pouco rotinados nestas lides. Agora a sério: a Bjorg apesar deste contra-tempo, portou-se muito bem no resto do passeio, passando por muitas máquinas muito melhores e de marcas consagradas.

Vista espectacular, subidas, subidas e subidas. As descidas pareciam curtas.

Por volta do km 15, cabia decidir qual o caminho tomar: à esquerda para terminar o passeio de 18km, ou à direita para ir para os 40km. O Paralta que não estava bom do joelho, e o Jaime pouco habituado a estas andanças tinham a decisão na mão. E a decisão foi... 40km.

E lá fomos, com a rapidez que a inclinação do terreno permitia - algumas subidas à mão, algumas descidas com cuidados.

Não tivemos mais avarias ou furos, mas ao km 18 foi o meu joelho que começou a dar sinais. Aguenta-te que ainda falta.
Último susto a cerca de 2 km do fim, com uma queda do Escalda. Alguns arranhões numa perna.
Mas chegámos.

Foto do grupo completo, antes da partida.
Foto do grupo quase completo, aguardando o ínicio.
O Escalda "Sei lá onde" na Tapada.
O Jaime "Sei lá onde" na Tapada.
Eu "Sei lá onde" na Tapada.
Eu no cimo da subida nº 4.526.
Um posto de observação "Sei lá onde" na Tapada.
Paisagem.
O Paralta encontrou um amiguinho.
Falcões.
Mocho.
Dorsal.
Altimetria.
Percurso e Altimetria.



sábado, 30 de abril de 2011

6º Passeio BTT ISCPSI

Foi dia 17 de Abril de 2011, que se realizou o 6º passeio BTT do ISCPSI. Apesar de todos os elementos da trupe (e mais alguns) se terem inscrito, registaram-se 3 ausências - 1 por lesão, 1 por obrigações familiares e 1 por uma desculpa qualquer.
Este ano, o passeio saíu de Alcântara, em direcção à Praça do Comércio, Rua da Prata, Praça da Figueira, Rossio, Restauradores, Av. da Liberdade, Marquês de Pombal, e a subida pelo Parque Eduardo VII, onde se parou para o primeiro reagrupamento.
Continuámos até ao Alto de Campolide para a travessia (lenta) do Aqueduto das Águas Livres e entrada em Monsanto, a parte mais interessante do percurso.
Já em monsanto, registamos 3 paragens técnicas, quase seguidas - uma devido a furo de um elemento da trupe, e outras duas pelo mesmo motivo - corrente partida de um guia do ISCPSI e de um outro participante. Após estas 3 paragens éramos os últimos do passeio, pelo que os guias que ficaram connosco tiveram de escolher um atalho para reagrupamento.
Lá seguimos pelos espectaculares trilhos do Monsanto, com muitas paragens para reagrupamento do grupo, e abastecimento.
Saímos do Monsanto junto ao Hospital S. Francisco Xavier em direcção a Algés, e depois em direcção a Alcântara para finalizar o passeio.


Oh para mim fotografado pela Bike Magazine!
Paragem para reagrupamento no alto do Parque Eduardo VII
Paragem em Monsanto para reagupamento e abastecimento líquido
Foto de grupo no final do passeio, com a taça da equipa com maior número de participantes
Percurso
Altimetria

sábado, 9 de abril de 2011

Quando a linda Bjorg vacilou...

No sábado passado, na Serra de Sintra, a carismática Bjorg vacilou...mas corajosamente, comportou-se à altura até final.
O tubo onde encaixa o espigão do selim rachou (espigão demasiado alto...). Como resolver? Várias opções se colocaram, desde uma bicla nova (o que seria uma verdadeira desconsideração para a Bjorg, até uma soldadura no sitio certo).
A opção tomada foi a última, como é óbvio, e a clinica escolhida para o lifting foi uma casa da especialidade, com muitos anos de experiência: a MASIL. Fica na Lousa e resolveu a situação em 2 dias!!!
Resultado: como se pode ver na foto acima, uma soldadura tranversal no tubo e a montagem de um triângulo de reforço. Parece nova! E problema resolvido com 75€...
A Masil dedica-se também (ou principalmente na actualidade) à recuperação de bicicletas. O exemplo abaixo é uma restauração de uma "pasteleira" que ficou lindíssima. Uma obra de arte!
Outra perspectiva da máquina...
Para os curiosos, a restauração desta bicicleta ficou em 500€!
Caro? Barato? Depende....

Post com data-valor

Em 19 de Março, a Trupe em versão reduzida mas com o seu núcleo duro, deslocou-se mais uma vez até ao berço da cristandade e, desta vez tendo como pano de fundo verdadeiros heróis, os "heróis" desta jornada perfilam-se:
Um passeio com pouco que contar.


sábado, 2 de abril de 2011

8 em Sintra


Hoje fomos 8 na Serra de Sintra.
Bom tempo (sem chuva, sol, calor, frio ou vento) a facilitar a nossa jornada.


Foto do grupo em "Sei lá Onde na Serra de Sintra"
(supostamente, este seria um miradouro. Vê-se!)
A fazer jus ao lema "Quem não é para comer não é para pedalar". E se nós pedalamos!

Foram 22 km bem passados, de preparação (alguma) para o passeio em Lisboa/Monsanto de 17 de Abril organizado pelo ISCPSI.

terça-feira, 15 de março de 2011

Este é o próximo "projecto" da Trupe. No dia 17 de Abril vamos estar lá....e em dose reforçada!

...e é por uma causa justa, também!



sábado, 12 de março de 2011

12 de Março de 2011. Hoje a Trupe viu-se à rasca pois as incidências, a emoção, o drama, a concupiscência, estiveram ao rubro.

O trajecto foi a tradicional visita ao Bairro do Presidente com partida e chegada à Portela. Os heróis do dia à rasca foram os que a imagem ilustra:

Mas a Trupe viu-se à rasca para cumprir a tarefa, pois a intempérie que assolou a zona ribeirinha provocou alguma humidade nas farpelas dos participantes e alguns números circenses em cima da bicla na busca simples de conseguir manter os dois pneuzinhos no chão e na posição vertical em simultâneo.

Mas também não faltou a emoção e a gratificação de prestar um serviço público de relevância assinalável ao identificar e permitir a captura de um perígosissimo meliante que, pelos vistos, andava a monte há algum tempo, como se pode constatar pela imagem infra:



Mais uma vez a Trupe pode dizer: Missão Cumprida....mas foi à rasca!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

26 de Fevereiro: A Trupe em versão reduzida ...está a tornar-se habitual. Afinal, quando o tempo melhora, os frouxos preferem ficar em Vale de Lençóis. A propósito de vales, regressámos a um percurso que há muito tempo não visitávamos: o vale do Trancão.

Desta feita, o objectivo era fazer o percurso dos Caminhos de Fátima até à EN10 e, de passagem, assistirmos a um espectacular jogo de futsal. O espectáculo foi agradável (o resultado, nem por isso). Depois, o regresso pela EN10 até ao ponto de partida: Portela.

O percurso do Trancão estava um pouquinho enlameado e, nalguns sitios, estava mesmo muito enlameado. Noutros sitios...digamos que o escafandro seria bem vindo

Os artistas do dia depois de terem "contornado" o oceano que se vê à retaguarda

... o mesmo oceano com um protagonista diferente!
Aqui, um dos heróis do dia toma conta das máquinas enquanto ali ao lado, no Pav. Municipal do Forte da Casa as emoções estavam ao rubro (o treinador da equipa adversária tentava exemplificar ao árbitro, em linguagem gestual, com quantos paus se faz uma canoa...)

O trajecto tinha sido de verdadeiro BTT ou, melhor dizendo, BTL: Bicicleta Toda a Lama. Este é o resultado à ida...

Mas no regresso, uma passagem pelo amigo Elefante Azul, deixou as biclas resplandescentes.
Veja-se a beleza, o brilho, a elegância, o carisma da linda Bjorg TT depois da passagem pelo banho:

E. já agora, porque não aproveitar. Afinal o mês está quase no fim...

Outro herói, neste caso embasbacado pela beleza das máquinas depois da passagem pela barrela
E aqui fica o trajecto: foram 33 kms, dos quais cerca de 17 pelos trilhos dos Caminhos de Fátima.

E o gráfico respectivo onde é possivel constatar a forte altimetria que enfrentámos bem como as loucas velocidades do regresso....

Este é o Pav.Municipal do Forte da Casa onde a equipa de futsal (escalão Escolas) da Ass.Moradores da Portela defrontou a equipa do Forte da Casa. O escriba agradece aos companheiros a possibilidade de ter podido fazer duas coisas ao mesmo tempo: ver o filhote a jogar sem abdicar da voltinha do fim de semana. Bem hajam!

Nota final : Próximo fim de semana, será a nossa volta de Carnaval. O que será que nos está reservado?